Teoria Geral da Administração
Capítulo 15, Tecnologia e Administração
Resenha
CHIAVENATO, Idalberto, Introdução à Teoria Geral da Administração(Cap. 15 Tecnologia e Administração) 7° edição. Rio de Janeiro: Elsevier,2003
Idalberto Chiavenato, PhD. Em Administração de empresas pela Universidade de Los Angeles é um dos mais respeitados autores brasileiros na área de Administração. Sua bibliografia abrange mais de20 livros de destaque no mercado, além de uma infinidade de artigos em revistas especializadas.
Introdução à Teoria Geral da Administração é uma obra destinada aos acadêmicos de Administração, oferecendo uma base teórica e conceitual. Aqui será tratado o capítulo “Tecnologia e Administração” onde o autor busca mostrar a influência da tecnologia na moderna administração.
De início, Chivenato ressalta que a tecnologia sempre influenciou poderosamente o funcionamento das organizações, e nos introduz à Cibernética, uma ciência jovem que foi assimilada pela Tecnologia da informação. Surgiu como uma Teoria interdisciplinar para relacionar todas as ciências e permitiu que cada uma utilizasse conhecimentos desenvolvidos pelas outras. No conceito de cibernética, Chiavenato faz uma citação de uma frase de Bertalanfy: “ A Cibernética é uma teoria dos sistemas de controle baseada na comunicação (transferência de informação) entre sistema e meio, e dentro do sistema e do controle (retroação) da função dos sistemas com respeito ao Ambiente.”
Afirmando que os conceitos desenvolvidos na Cibernética são utilizados na teoria administrativa, Chiavenato diz que Sistema é um conjunto de elementos dinamicamente relacionados, formando uma atividade para atingir um objetivo. São representados por modelos (representação simplificada da realidade)
Conceitos de sistemas como input (insumos para operar), output (resultado da operação), caixa negra (elementos desconhecidos), feedback (retroação) e homeostasia (equilíbrio pelo auto controle) são comuns na linguagem administrativa.
Sobre Teoria da Informação(ramo da matemática que utiliza o calculo da probabilidade), Chiavenato frisa a visão ampla dos fenômenos de informação e comunicação dentro das organizações que ela proporciona.
Mas o principal objetivo de Chiaventao no Capítulo é mostrar como as conseqüencias da Cibernética agiram fortemente na Administração, como a informatização e automação dando nascimento ao homo digitalis, aquele cujas transações com seu meio ambiente são realizadas predominantemente pelo computador.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário